outubro 27, 2006

Como (Re)Construir um Departamento de Economia?

Um dos motivos pelos quais coloquei Duke entre as minhas preferidas nos Estados Unidos para o doutorado estava exatamente no grupo de professores que estava começando a se formar por aqui. Aquela coisa de ler um paper, gostar, e ver que o cara que escreveu está na mesma universidade daquele outro, de um outro paper que foi lido que era muito bom também... e assim por diante.

Pois aqui temos mais do que, simplesmente, a contratação de professores novos. Eu já tinha ouvido um papo a este respeito, mas o caso é mais sério do que imaginava: existe um plano de levar o Departamento de Economia de Duke efetivamente para a elite norte-americana em termos de pesquisa. Detalhes do processo de contratação e seleção dos professores que vieram para cá, você lê aqui. De acordo com a matéria, Duke estava em 22º lugar no ranking do National Research Council, mas bem abaixo disso em outras escalas (em 35º de um ranking mundial, por exemplo, aqui).

Um ponto interessante do processo é que ninguém aqui é contratado como "estrela", no sentido de ficar pensando "sou pesquisador, então não vou 'sujar as mãos' dando aulas para o primeiro ano do PhD, ou para o mestrado": dos 16 professores listados abaixo na foto da matéria, eu já tive aula com dois, estou tendo aulas com mais dois, e já tenho a confirmação de que, no mínimo, outros dois darão aulas no semestre que vem.

Um abraço!

Nenhum comentário: