março 08, 2007

Latin America Trip? For Vacation???

Parei agora para dar uma olhada no noticiário geral e pude notar um tremendo descompasso entre a importância dada para a viagem do presidente americano ao país: enquanto os sites daqui apenas dão uma manchete padronizada sobre a viagem "para a América Latina", os jornais brasileiros parecem que enlouqueceram, destacando notas sobre o trajeto da comitiva, estrutura de segurança, comida que ele levou daqui, cor da cueca que ele vai vestir quando encontrar com o Lula...

De fato, tentando observar o fato mais friamente, a pessoa que está desembarcando no Brasil, ache-se isto bom ou ruim, seja ela brilhante ou completamente imbecil, é a autoridade mais importante do planeta na atualidade, e isto demanda uma estrutura compatível com o cargo. Ficar com raiva porque "a barraca de cachorro-quente teve que ser retirada" é algo tão provinciano e pequeno que acaba apenas por desmerecer o país. Entretanto, será possível imaginar a repercussão se algo der errado?

Convenhamos: o cara está pendurado de problemas diversos, que vão desde o Iraque e terminam com o caso de corrupção de um assessor do vice-presidente. Ele não vai para a viagem buscando fechar acordos mirabolantes de uma vez por todas sobre a cana-de-açúcar, não vai tentar destituir o Chavez com uma canetada, nem vai tentar ocupar o Uruguai com a venda de seus carros e computadores: ele está fazendo esta viagem para mostrar, aqui dentro, que ele se ocupa das funções designadas para um presidente dos Estados Unidos. Por causa disto, acho que seria de bom tom uma recepção decente, ao invés de faixas em frente ao Congresso Nacional (e os deputados que não são contra a visita, podem estender faixas?), protestos inúteis misturando Dia Internacional da Mulher com o "Fora Bush, FMI e jiló".

Como disse um colega meu, muito antes de saber da visita do seu presidente ao continente: "não gosto do Bush, mas eu ficaria muito irritado se algo acontecesse com ele em uma destas viagems. Afinal de contas, estarão atingindo o presidente do meu país".

Um abraço!

Nenhum comentário: