março 17, 2007

Recomendo

Para quem tiver a oportunidade de ler, recomendo fortemente a coluna de Roberto Pompeu de Toledo, na Veja desta semana. Um pequeno trecho:

Zé Roberto, durante um recente programa do canal SporTV, disse que estava indeciso entre ficar e ir embora, uma vez encerrado seu contrato de um ano com o Santos, em julho. Ele tem propostas da Europa. Perguntaram-lhe, no programa, se os salários pagos no Brasil a um jogador de primeira linha, como ele, não são capazes de lhe garantir a independência financeira. Ele disse que sim. Subentende-se que esse lado, no seu caso, não é o decisivo. A conversa mudou de rumo e Zé Roberto, que é inteligente e tão elegante fora quanto dentro de campo, abriu uma fresta para o que se passa em seu íntimo. Afirmou-se chocado com o Brasil que reencontrou – a violência, os crimes. Confessou-se inconformado com o fato de não poder usufruir no Brasil – "no meu país!" – aquilo que amealhou com seu talento e dedicação. Perguntaram-lhe se isso vai pesar na sua decisão. Respondeu que sim. Ficou a impressão de que será o que mais vai pesar.

Outro dia, estava conversando com a minha mãe e, de passagem, ela disse que apenas as notícias ruins do Brasil chegam por aqui. O que a coluna mostra é que, na verdade, quem está aí, no Brasil, é conivente demais com a situação de insegurança geral do país: a notícia não é distorcida; é a reação à notícia que está errada.

Abraços!

Nenhum comentário: