junho 11, 2007

Academic Free Lunch, By Apple

Tenho amigos que são professores no Brasil e que precisam aguentar-tolerar-padecer com turmas de graduação gigantescas. Se eu consigo imaginar direito o roteiro das aulas, alguns poucos alunos, impossíveis de serem reconhecidos na multidão, costumam aparecer do nada perguntando sobre a terceira aula da segunda semana do mês passado, quando se falou de um tema que ele (pobre aluno) não entendeu direito...

Pois bem, para os donos de computadores, a coisa começa a ficar mais interessante: a Apple criou uma sessão na sua loja de vendas de músicas onde universidades americanas colocam palestras, seminários e apresentações para serem baixadas - de graça!!!! - através do iTunes. O iTunes U já inclui universidades como o MIT, Stanford, Duke e UC Berkley oferecendo, para os interessados, inclusive audios e vídeos de aulas.

Como um exemplo, UC Berkley oferece o áudio das aulas de Microeconomia e Macroeconomia para graduação; Stanford colocou no ar, na área de estudos em relação internacionais, palestra com o professor Naércio Menezes (USP), sobre realocação de fatores de produção após liberação comercial. Duke e MIT estão apenas começando no meio, mas já existem bons conteúdos em suas páginas.

Nas aulas que tive por aqui, um professor de macro costumava gravar as aulas e disponibilizar para os alunos no sistema interno da universidade. Possivelmente ele passe a colocar o material no ar daqui algum tempo.

Vale a pena explorar, ainda que seja um sistema dependente do uso do iTunes.

Abraços!

Um comentário:

Anônimo disse...

experiência própria: alunos que aparecem do nada, no Brasil, infelizmente, não perguntam sobre "a terceira aula da segunda semana do mês passado, quando se falou de um tema que ele (pobre aluno) não entendeu direito...". Eles perguntam sobre a primeira e a segunda prova, que eles perderam, e que, coitados, nem sabiam que tinha prova naquela data, entao, a gente precisa entender e dar uma quiquagessima chance!!!!
Beijos,
te amo!
Chris