junho 23, 2007

NASM 2007 - Outras Sessões

Destacando aqui alguns detalhes sobre o evento. As sessões ordinárias têm um nível ótimo, tanto nos artigos quanto na discussão. Dá para aprender muito, tanto com quem apresenta quanto com quem comenta os trabalhos. Além disso, os temas das sessões estão muito bem distribuídos: de quinta-feira para cá, apenas hoje (sábado) na primeira sessão da manhã que não teve algum tema mais diretamente relacionado ao que pretendo estudar. Sobre os temas abordados, chama a atenção em macro o reaparecimento dos modelos de "search", agora para fazer a microfundamentação do comportamento dos agentes em modelos DSGE. Os modelos de "search" tiveram um auge de popularidade na primeira metade dos anos 90, e agora voltam com força.

Sobre as sessões convidadas, excetuando a palestra do Mark Watson (Princeton), que tentou dar aulas em duas sessões de uma hora e meia, todos os demais palestrantes partiram para estratégias mais interessantes e mais informativas de apresentação: ao invés de expor detalhes e minúcias a respeito de sua pesquisa, os outros apresentadores faziam mais comentários a respeito do que eles entendiam como a fronteira do conhecimento em sua área. Alguns exemplos:

- Fabio Canova (Pompeu Fabra) mostrou, com exemplos bem simples, alguns problemas de identificação da dinâmica dos modelos DSGE, quando comparados com as simulações apresentadas em VAR's. Depois de discutir os exemplos, partiu para explicar a sua visão sobre para onde vai a pesquisa na estimação dos parâmetros fundamentais dos modelos microfundamentados. Ao contrário da visão otimista de Chris Sims, para Canova, a estimação de modelos DSGE através de procedimentos bayesianos ainda se constitui em uma "wild beast".

- Frank Schorfheide (UPenn), por outro lado, voltou a enfatizar o uso do método bayesiano de estimação de modelos DSGE, apontando a grande variedade de modelos que podem ser tratados dentro do mesmo método. Ainda destacou a importância da comparação entre as simulações dos modelos microfundamentados com a sua "contrapartida empírica" estabelecida pelos modelos VAR.

- Na área de "atualidades" e um pouco de conjuntura, Enrique Mendoza (Maryland) fez um resumo muito interessante das discussões recentes sobre a economia americana e seus efeitos nos chamados "global imbalances". Finalizou com a advertência de que, infelizmente, economistas deveriam ser um pouco mais modestos e simplesmente reconhecer que não existem condições de avaliar com precisão se a economia americana vai partir ou não para o chamado "pouso forçado".

- Por fim, uma nota sobre a seriedade na condução da política monetária por aqui: Frederic Mishkin (Columbia), atualmente membro do "board" do Federal Reserve, na sua palestra sobre efeitos da globalização nos Estados Unidos e em economias emergentes, pediu licença para confidenciar à platéia que, originalmente, o convite tinha sido feito para uma palestra sobre política monetária nos Estados Unidos. Entretanto, como, na próxima semana, tem reunião do FOMC (o Copom daqui), ele se declarou em "blackout period", dizendo que qualquer declaração dele sobre a atual condução da política de juros no país poderia ser mal interpretada.

Grande conferência, ótimo nível.

Abraços!

Nenhum comentário: