julho 01, 2007

Meninos, Eu Vi

Vi, mexi, olhei, fucei... E posso dizer com toda a certeza: esqueçam tudo o que vocês sabem sobre telefone celular, palmtop e acesso à internet por dispositivos móveis. Estivemos hoje na loja da Apple na quinta avenida para conhecer a febre do momento: o iPhone.

O aparelho tem a espessura de meio polegar feminino (testado nos dedos da Chris), e não é maior que uma boa câmera digital. Entre os recursos, o acesso à internet completamente sem fios, combinado com a resolução de vídeo do aparelho, me deixou de queixo caído. Consegui, por exemplo, carregar via Google Earth, imagens de Bento Gonçalves - RS (Bento, sacramento, para os íntimos), podendo transformar a imagem para o formato de mapas das ruas da cidade - via Google Maps. A resolução de video, incrível, possibilitou que eu carregasse um video do YouTube e assitisse quase como se fosse uma imagem de cinema - e era um video com uma gravação feita de um show do Rush, possivelmente com uma câmera do mesmo nível da minha.

Ainda auxiliado pelos recursos de video, o gerenciamento das músicas é muito eficiente, já que dá para escolher os discos que serão tocados a partir da capa do cd. Além disso, recurso que não existe nos i-Pods atuais, é possível fazer seleções automáticas ("shuffle") de músicas de um mesmo artista.

O iPhone tem uma câmera fotográfica embutida. Não sei qual a resolução, mas a foto que tirei da Chris no local ficou muito nítida no aparelho. As fotos são gerenciadas da mesma forma que as músicas, podendo ser feitas separações por álbuns, temas, etc.

Na parte de aplicativos, o iPhone possui um recurso tipo "bloco de notas", que possibilita anotações rápidas e pequenos textos. O teclado, acionado na ponta dos dedos, ao invés das canetas que os palmtops usam, não é desconfortável. Outros recursos: previsão do tempo, calendário, alarme, relógio... Além disso, não se deve desconsiderar o esforço que os desenvolvedores de software estão fazendo para criar novos recursos desenhados para o iPhone.

Por fim, testamos o navegador internet com sites brasileiros. Carregamos o site do UOL, lemos algumas notícias na Folha OnLine, e tudo fazendo uso do recurso de ampliação das imagens da tela com as pontas dos dedos. Absolutamente incrível! Se você achava que conhecia palmtops, celulares, blueberries e afins, prepare-se para rever todos os seus conceitos.

Abraços!

Nenhum comentário: