agosto 30, 2007

Camarão, Sushi... e Churrasco!!!

O Shikida postou no seu blog uma nota sobre a discussão no blog de Lewitt a respeito do aumento do consumo de camarão nos Estados Unidos. O problema foi apresentado por um apreciador do "Sushinomics" a respeito das questões do "Shrimponomics" – junto-me aos dois: sashimi de camarão é ótimo! Depois de ler o comentário do Lewitt, me peguei escrevendo quase um texto inteiro na área de comentários do Degustibus. Achei melhor trazer aquelas observações para cá.

Lewitt levanta uma hipótese sobre o lado da oferta de camarão como justificativa para o aumento do consumo do mesmo. Segundo ele, a melhor tecnologia para pesca e criação de camarão por aqui permite que a oferta aumente, fazendo com que os preços caiam. Entretanto, quero deixar aqui um exemplo – experiência própria – que traz justamente um reforço para o lado da demanda. Existe um restaurante de comida asiática aqui perto de casa que serve um ótimo macarrão chinês. É possível escolher se o macarrão vem com carne, camarão ou galinha. O importante aqui é o preço: pedir o macarrão com camarão custa a mesma coisa que com carne – com galinha, é um dólar mais barato. Dado (a ausência de) o gosto da carne por aqui – dizem que é por causa do excesso de hormônios – a minha escolha acaba sempre sendo pelo camarão.

A hipótese de mudança dos gostos é reforçada justamente pelo sucesso que outro restaurante faz por aqui: a Chamas Churrascaria, restaurante de donos brasileiros, importa parte da sua carne com os cortes exatamente iguais aos do Brasil, e ainda complementa o cardápio com cordeiro trazido da Nova Zelândia. Ou seja, uma melhora no gosto da carne servida por aqui, ainda que com um preço mais elevado, é suficiente para manter uma clientela cativa.

Voltando para a microeconomia, é como se tivéssemos a escolha do consumidor entre três produtos: camarão, carne boa (brasileira) e carne ruim (americana). Quando colocado para escolher entre carne ruim e camarão, o consumidor americano escolhe camarão. Quando entra na lista de possibilidades a carne boa, o consumidor diversifica entre carne boa e camarão. A carne americana, assim, é um exemplo clássico de bem inferior: os mais pobres, que não possuem condições para ir à churrascaria, ficam com o camarão, e os muito pobres limitam-se à escolha de carne.

Um abraço!

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