agosto 25, 2007

Renan Calheiros e Chewbacca

As respostas do atual presidente do Senado tentando se defender de inúmeras acusações está me lembrando um episódio bastante antigo de South Park, quando o Chef faz uma acusação de plágio de suas músicas contra uma gravadora, e esta contrata o advogado de O.J. Simpson para defendê-la na corte. No dia do julgamento, o advogado Johnnie Cochran usa a "defesa Chewbacca" para derrotar o Chef. Em uma tradução livre, a defesa foi a seguinte:

"Senhoras e senhores do suposto juri, o advogado do Chef gostaria certamente que vocês acreditassem que o seu cliente escreveu "Stinky Britches" dez anos atrás. E eles têm uma boa causa. Diabos, eu quase fiquei com pena! Entretanto, senhoras e senhores deste suposto juri, eu tenho uma consideração final para fazer. Senhoras e senhores, este é Chewbacca. Chewbacca é um Wookiee do planeta Kashyyyk. Mas Chewbacca vive no the planet Endor. Agora, pense sobre isto; ISTO NÃO FAZ SENTIDO! Por que um Wookiee, um Wookiee de oito pés de altura, quer viver em Endor, com um bando de Ewoks de dois pés? ISTO NÃO FAZ SENTIDO! Mas mais importante, vocês devem se perguntar: o que isto tem a ver com o caso? Nada. Senhoras e senhores, isto não tem nada a ver com este caso! Isto não faz sentido! Olhem para mim. Eu sou um advogado defendendo uma grande gravadora, e eu estou falando sobre Chewbacca! Isto faz sentido? Senhoras e senhores, eu não estou fazendo sentido algum! Nada disto faz sentido! E então vocês têm que lembrar, quando estiverem deliberando e recitando a Emancipation Proclamation, isto faz sentido? Não! Senhoras e senhores deste suposto juri, ISTO NÃO FAZ SENTIDO! Se Chewbacca vive em Endor, vocês devem inocentar a gravadora! A defesa encerra."


Renan parte para o argumento de intromissão na sua vida particular, seguido das explicações sobre os ganhos com gado, para em seguida tratar das casas que compraram carne das suas fazendas. Tudo isto para justificar a questão original: é ético usar um lobista para pagar em dinheiro vivo as suas contas? Senador, lamento, mas ISTO NÃO FAZ SENTIDO!

Abraços!

P.S.: para lembrar a "defesa Chewbacca", ver aqui e aqui.

Nenhum comentário: