janeiro 24, 2008

O Silêncio de Davos

Clóvis Rossi, na Folha de hoje (trecho aqui), escreveu que o Brasil não é tópico quente dos assuntos debatidos no Fórum Econômico Mundial de Davos, a despeito do desempenho econômico positivo dos últimos dois anos. O jornalista escreve como se o debate em torno do que se passa na pátria-mãe fosse sempre muito disputado, com argumentos polarizados em torno de idéias sobre o desenvolvimento da nação.

Clóvis Rossi, ACORDA!!!! Excetuando o ano da eleição de Lula e a sua primeira ida para o Fórum, e talvez em algum dos anos em que o governo Fernando Henrique entrou em crise, o Brasil nunca foi tema de debate no Fórum de Davos! Mais do que isto: o Brasil não é tema de debate em fórum internacional algum! Quando se fala de América Latina, fala-se de Chavez (como exemplo do processo político padrão), fala-se da Argentina (como exemplo do desempenho econômico padrão) e fala-se do México (como exemplo do que seria o país que abrisse as fronteiras de comércio com os Estados Unidos). Quando se fala de países emergentes, fala-se de Taiwan, Cingapura, Coréia do Sul, vez por outra do exemplo de Portugal e Espanha (para os que ainda os enquadram nesta categoria). E É SÓ!!!!

O "silêncio de Davos" não é o silêncio de um grupo de banqueiros sobre o Brasil. É uma parte do desinteresse do mundo pelo que se passa na pátria-mãe gentil.

Abraços

Nenhum comentário: