maio 04, 2008

O Ressurgimento do Camelo

"Há uma questão que a muito tempo me incomoda:
Qual será a vantagem de se ter uma ou duas corcovas?
O que iremos formular é somente um questionário:
Qual diferença haverá entre o dromedário e o camelo?
E entre o camelo e o dromedário?"


(Fromer, Bellotto, Reis e Miklos - "O Camelo e o Dromedário")

Talvez em um delírio típico dos anos 80, os Titãs já se perguntavam sobre as características destes animais em vias de extinção. Pois quem disse que o preço alto do petróleo não serve para alguma coisa? Saiu no Financial Times:
clipped from www.ft.com
As the cost of running gas-guzzling tractors soars, even-toed ungulates are making a comeback, raising hopes that a
fall in the population of the desert state’s signature animal can be reversed.
“It’s excellent for the camel population if the price of oil continues to go up because demand for camels will also go up,” says Ilse Köhler-Rollefson of the League for Pastoral Peoples and Endogenous Livestock Development. “Two years ago, a camel cost little more than a goat, which is nothing. The price has since trebled.”
 blog it

Vejam a grande análise econométrica possível: a substitutibilidade entre tratores e camelos na agricultura do Rajasthan. Já vejo sistemas de equações estimados tendo o preço do petróleo como variável explicativa da demanda por camelos no interior da Índia.

Também merece uma menção a sutileza da taxa de câmbio estabelecida pelo entrevistado: um camelo valia um pouco mais que um bode!!!! E agora, notem a tendência de apreciação da mercadoria, um camelo vale cerca de três bodes ("The price has since trebled.")!!! Para que eu vou gastar meu dinheiro aplicando em Reais contra o Dólar: o grande negócio do mundo é comprar camelos no interior da Índia!

Espero que este "boom" esperado na reprodução dos camelos resulte em alguns exemplares para os zoológicos. Seria muito mais útil do que o espaço gasto em um jornal como o FT.

Este doutorado ainda me mata.

Abraços!

Nenhum comentário: