junho 26, 2008

Dois Teoremas, Um Corolário

Teorema 1: "O Banco Central é um operador que alimenta especulações de curto prazo no mercado financeiro."

Prova: De acordo com o coordenador da Carta de Conjuntura do IPEA, o IPEA não divulga as suas projeções mais recentes de inflação porque o IPEA "não é operador do mercado financeiro" e "não quer alimentar especulações no mercado", em função de sua "visão de longo prazo". Dado que o Banco Central, ontem, divulgou o Relatório de Inflação com todas as projeções de curto e médio prazos, é trivial mostrar que o Teorema 1 é verdadeiro. CQD

Teorema 2: "O cenário macroeconômico não apresentou mudanças significativas do início do ano até agora."

Prova: Agora conforme o Diretor de Estudos Macroeconômicos do IPEA (o "professor"), a Carta de Conjuntura do IPEA apenas apresentará novas projeções dentro de um mesmo ano caso seja notada "mudança substantiva" no cenário econômico. Como a Carta de Conjuntura divulgada hoje não apresenta novas projeções de inflação, a conclusão óbvia é que o cenário não mudou. CQD

Corolário: "As projeções do Banco Central estão erradas."

Prova: Como o IPEA não mudou a sua projeção entre março e junho, e estas projeções somente se alteram em função de "mudança substantiva" no cenário econômico, o Banco Central só acrescenta mais volatilidade no mercado ao colocar os intervalos de projeção entre 5,3% e 6,6% no Relatório de Inflação (o intervalo do IPEA para o IPCA está entre 4% e 5%, mesmo que a inflação acumulada até maio esteja em 5,58%). Como todos sabemos, estas divulgações de índices de inflação pela FGV e pelo IBGE entre março e junho não possuem a "visão de longo prazo" valorizada pelos amigos do IPEA.

Abraços!

P.S.: a história de "ordem da Presidência" para que as projeções não sejam divulgadas me parece mais um factóide para esconder as reais intenções da nova trupe que comanda o IPEA.
P.S.2: mais notícias sobre a divulgação da atual Carta de Conjuntura aqui, inclusive com a negativa da Secretaria de Longo Prazo que houve alguma ordem para suspensão das projeções. Também outras notícias aqui.

Nenhum comentário: