julho 19, 2008

"I Left My Heart..." (3)

Do trivial da cidade, e do que nem é tão trivial assim...

— Li em algum site de turismo que é praticamente impossível comer mal em San Francisco. É fato. Chris e eu tentamos todo o tipo de comida por lá, em todas as faixas de preço, e sempre se comeu muito bem. Vale a pena, inclusive, fugir do circuito tradicional de turistas para descobrir onde os locais comem. Muita coisa boa!

— A população de San Francisco parece ter algum problema, alguma desconfiança, ranço, sei-lá-o-quê, com relação à outras cidades dos Estados Unidos, em especial no que se refere à arquitetura e urbanismo. Entre as muitas referências ouvidas a outras cidades, ouvimos, de dois guias diferentes, frases como:
(1) "Não sei como o pessoal em NY não teve esta idéia antes, era algo tão evidente." (ao tratar de um bar que ficava no alto de um prédio no centro administrativo da cidade. De acordo com o guia, a idéia do bar no alto do prédio servia para burlar uma lei que estabelecia uma distância mínima entre bares e igrejas — o bar ficava acima da igreja, além da distância mínima exigida)
(2) "Aqui em San Francisco nós não temos receio em copiar projetos de outras cidades, ou mesmo de aproveitar projetos que não foram desenvolvidos em outras cidades." (a guia se referia ao prédio da foto abaixo, cujo projeto teria ficado em segundo lugar em um concurso para uma obra em Chicago)
(3) "O objetivo da lei de urbanismo dos anos 80 era evitar que San Francisco se tornasse igual à Manhattan, daí as construções diferentes no topo dos prédios." (sobre uma lei que buscava evitar uma padronização entre os prédios construídos no centro financeiro de San Francisco)


— Casamento homossexual? Sim, existe. Vimos o final de uma cerimônia na prefeitura, seguida de outro casamento, desta vez "tradicional" (heterossexual).

— Hippies? Também existem, mas parece que a grande maioria se tornou mendigos. A quantidade de mendigos na cidade é impressionante, muito maior do que eu pude notar em NY ou Washington, por exemplo. A grande maioria dos mendigos usavam roupas típicas de hippies e fumavam seus cigarros de maconha como tais. A este propósito, a discussão na cidade sobre os mendigos era o quanto se gastava com eles, e com um retorno bem abaixo do esperado.

— Não se engane: apesar de estar na Califórnia, as temperaturas em San Francisco são baixas. Em poucos momentos pegamos temperaturas acima dos 20 graus Celsius. Segundo um dos guias, esta temperatura é a mesma ao longo de todo o ano, com pequenas variações entre inverno e verão.

Nos próximos posts, alguns passeios.

Abraços!

Nenhum comentário: