setembro 04, 2008

"Ele Só Estuda: Trabalho Nem Pensar"


"Às vezes, um cidadão se forma na USP, na Unicamp, na Universidade Federal de Recife, depois ele ganha uma bolsa e vai passar dois anos em Paris, fazendo pós-graduação, fazendo mestrado. Depois, se ele ganhar mais uma bolsa, passa mais dois anos em Berlim. Depois, ele ganha mais uma 'bolsinha', tem gente que vive de bolsa também, e vai para Londres ficar mais dois anos, ou seja, nunca há um tempo para ele retribuir com trabalho aquilo que foi o pagamento que o povo brasileiro garantiu para ele."

 blog it

Aí eu fico irritado, depois de ser chamado de babaca, de metido a besta, e o povo não sabe por quê. Ele parece com uns amigos da minha mãe que perguntavam para ela o que ia fazer depois de formado. Ela dizia que eu ia para o mestrado, e eles não entendiam ("como assim? Ele vai ficar estudando até quando?"). Coisa tacanha, mesmo, coisa de país que não valoriza educação...

Mais uma coisa: vivo de bolsa, sim. Bolsa por mérito. Bolsa porque estudei, porque fiquei entre os melhores da avaliação tanto da CAPES quanto do Banco Central quando apliquei para sair. Mas não ganho bolsa eterna por ter sido preso por 20 dias durante a ditadura: teria vergonha de pedir por isto.

E chega, senão a úlcera se cria.

Abraços!

Nenhum comentário: