outubro 06, 2008

O Poder da Palavra

Na introdução de um livro, Ben Bernanke, atual presidente do FED, escreveu o seguinte (grifos meus):

"Inflation targeting offers a number of the basic elements of a successful monetary policy framework, including a clearly defined nominal anchor, a coherent approach to decision making, the flexibility to respond to unanticipated shocks, and a strategy for communicating with the public and financial markets. However, as in any other framework, making good policy requires sensitivity to the specific economic and institutional environment in which policymakers find themselves, as well as the technical capability to modify and adapt the framework as needed."
In BERNANKE, B.S., and WOODFORD, M. "The Inflation-Targeting Debate", Introduction



Lembrei deste trecho do livro depois de ler este post no blog do Mankiw, onde se pede pela maior participação do presidente do FED diante da crise através de discursos capazes de acalmar um pouco o mercado. Como o Professor Bernanke ensinou, boa política monetária também exige um bom discurso do Chairman Bernanke para começar a colocar a casa em ordem, mesmo que os EUA não adoptem um regime de Inflation Targeting.

Concordo com Mankiw: já que a recessão parece dada, que ao menos as palavras do presidente do FED sejam usadas para acalmar um pouco o mercado. Seu antecessor, diga-se, fazia isto com maestria.

Abraços!

Nenhum comentário: