novembro 04, 2008

Vai Passar, Vai Passar...

A imprensa brasileira tem um vício que chega a ser nojento: quando os dados não batem com a tese do jornalista que está escrevendo a matéria, basta reescrever a tese com letras garrafais no título, e tudo estará provado. Os dados que se explodam! Do que estou falando? Olhem o título da matéria que saiu na Folha de hoje:

"Apesar de ganhos, Obama perde entre os brancos"

Para quem não lê a matéria, fica com aquela idéia plantada: "é, americano é racista mesmo". Aí alguém que se disponha a fazer um pouco mais de esforço pega a matéria para ler, matéria assinada pelo ente "Da Redação" (este jornalista, o tal "Da Redação", tinha que ser demitido por escrever um título de matéria como este):


clipped from oglobo.globo.com

A mais recente pesquisa do "New York Times" e rede CBS apontou que Obama tem o apoio de 44% dos brancos.

É um índice superior à média -de 39%- que o Partido Democrata registra desde 1964.

Além de o apoio branco a Obama ser mais expressivo que o recebido pelo democrata Bill Clinton nas suas duas eleições, o "New York Times" registrou que, do ponto de vista histórico, a fatia do eleitorado branco no universo do total dos votantes dos EUA encolheu. Em 1984, ano da reeleição do democrata Ronald Reagan, 86% dos votos eram de brancos. Em 2004, o número caiu para 77%.
 blog it

Ou seja, Obama tem a aprovação ENTRE OS BRANCOS maior que a média histórica entre todos os candidatos democratas desde 1964, mas ainda assim, destaca-se o fator "raça" no título. Tem mais: na parte disponível só para assinantes do jornal, lê-se:


"A aprovação do democrata entre os não-brancos pouco compromete sua avaliação entre os brancos. Uma recente pesquisa do canal NBC News e do "Wall Street Journal" apontou que 80% dos americanos não crêem que um eventual mandato de Obama iria favorecer os negros em detrimento dos demais cidadãos."


A matéria está, do início ao final, provando que a raça de Obama terá uma influência pequena nas eleições de hoje. Mais do que isto, está mostrando que Obama bateu todos os fatores que pesavam contra si, inclusive um suposto preconceito americano. Ao invés de entrar com um título como "Fenômeno Obama supera elementos raciais, apontam pesquisas", prefere-se destacar que "os brancos ainda votam em minoria em um candidato negro".

Não passou pela cabeça do jornalista "Da Redação" que ele acabou de demonstrar que brancos, em geral, tendem a votar em Republicanos, independentemente da raça do candidato Democrata: o título tinha que demonstrar a sua tese.

Querem saber: que Obama seja eleito! Por favor! Não é mais uma questão de preparo, não é mais uma questão de necessidade de um time de economistas novos na Casa Branca, não é mais uma questão de ver o eleitor americano buscar o melhor para o seu país. Agora é uma questão de superar a doxa brasileira (e, quiçá, mundial): quero que Obama seja eleito para mostrar que presidentes fazem cagadas, sejam brancos, negros, vermelhos, amarelos, azuis; sejam de origem judaica, protestante, do candomblé, católicos ou árabes; sejam nascidos no Quênia, na Jamaica, no Arkansas ou em Caetés/Garanhuns. Quero ler as matérias "Da Redação" quando Obama voltar a atacar o Afeganistão, trocando o Iraque por este país; quero ler as matérias "Da Redação" quando Obama avisar que não vai ter o corte de impostos prometidos porque a dívida do país é a maior da história; quero ler as matérias "Da Redação" quando Obama der uma banana para o etanol brasileiro, de forma a proteger os plantadores de milho do centro-oeste do país.

Já encheu o saco.

Abraços!

Nenhum comentário: