dezembro 09, 2008

A Diferença: Cadeia

A notícia que eu recupero aqui é antiga, mas vale lembrar um trecho:

Dos 81 senadores que farão parte da próxima legislatura, 15 receberam doações de campanha de seus suplentes, que podem assumir o mandato sem terem recebido nenhum voto. No ano passado, 27 senadores foram eleitos e cinco foram financiados, em parte, pelos seus possíveis substitutos.
O caso mais emblemático é o do ministro Hélio Costa (Comunicações), eleito senador em 2002 e licenciado desde julho de 2005. Seu suplente, Wellington Salgado (PMDB-MG), financiou 50% da campanha. Salgado e sua família são donos da Universo (Universidade Salgado de Oliveira) e da Unitri (Centro Universitário do Triângulo). Salgado é presidente da Comissão de Educação e jamais exercera cargo eletivo.
Wellington Salgado (PMDB-MG) afirmou que dois fatores influenciaram na escolha de seu nome como suplente de Hélio Costa, atual ministro das Comunicações. "Um foi a minha presença no Triângulo Mineiro, onde tenho faculdade e um time de basquete, e o segundo é o apoio financeiro, claro", afirmou.
 blog it

Por que trazer a notícia agora? Hoje, o Governador do Estado de Illinois, responsável pela escolha do substituto de Obama no Senado, foi preso. Motivo?


A Procuradoria de Illinois acusou o governador do Estado, Rod Blagojevich, e seu chefe de gabinete, John Harris, de conspirarem para obter benefícios pessoais em troca da indicação para o substituto de Barack Obama no Senado dos Estados Unidos.


Blagojevich teria tentado obter "benefícios financeiros" com a designação do novo senador por Illinois, substituto de Obama, que tomará posse como presidente da República no dia 20 de janeiro.


O documento acrescenta que Blagojevich obteve ainda contribuições para sua campanha em troca de favores políticos. As acusações contra o governador foram fundamentadas com conversas grampeadas em novembro, autorizados por um juiz.


Nessas gravações, teria ficado claro a suposta conspiração para "vender ou trocar" a cadeira do Senado, por "benefícios financeiros ou de outro tipo", para o próprio governador ou sua esposa Patty.

 blog it

Os Estados Unidos são muito diferentes do Brasil, com certeza. Mas parte significativa desta diferença seria reduzida se "apoio financeiro" de suplente no Senado resultasse em cadeia.

Abraços

Nenhum comentário: