fevereiro 27, 2009

Na Embraer

Para satisfazer o juíz do TRT, a Embraer recebe o sindicato de trabalhadores.

— Que bom, companheiro presidente da Embraer, que o senhor cedeu aos apelos para negociação, agora podemos sentar para conversar e...

— O relógio está correndo.

— Calma, companheiro presidente da Embraer. Nós temos uma contraproposta para fazer sobre as 4200 demissões: que tal começar a reduzir o número de horas em cada turno?

— Chegou algum pedido de compra de aviões? Ainda não? Então reduzir o número de horas não reduz custos. Proposta rejeitada: não.

— Mas companheiro, os trabalhadores vão sofrer com isto, é muito triste...

— O relógio está correndo.

— Companheiro presidente da Embraer, assim o senhor está sendo pouco flexível! Que tal esta outra proposta: férias coletivas. Nós ficamos em casa, sem fazer nada, até que novos pedidos cheguem para a empresa.

— Alguém recebeu pedido de compra de aviões novos? Não? Então férias coletivas não reduz custos. Proposta rejeitada: não.

— Companheiro, nós estamos aqui discutindo uma situação muito séria! O papel social da Embraer para o país deve ser considerado nestes casos!

— O relógio está correndo.

— Nós entendemos o problema da empresa, companheiro presidente da Embraer, mas o senhor não está cooperando! Mais uma proposta: reduzir o número de demissões, mais férias coletivas e redução do turno para quem fica.

— Aviões novos? Alguém? A proposta não resolve o problema. Proposta rejeitada: não.

— Companheiro presidente da Embraer, o senhor é um neo-liberal insensível, adorador de jiló, propagandista do Consenso de Washington!!! O senhor só pensa no lucro da empresa, e desconsidera a classe trabalhadora!!!

— Quando a Embraer, até pouco tempo atrás, recebia pedidos e contratou 10000 funcionários para atender a demanda, preocupação com o lucro não tinha nada demais, nem eu fui obrigado a negociar a contratação com alguém, não é? Agora que acabou a festa, lamento informar, acabaram as contratações.

— Mas companheiro presidente da Embraer, o senhor não está negociando...

— Estou: você fez três propostas que não resolvem o meu problema. Eu rejeitei as três. Negociamos, não deu certo. O relógio marca uma hora de reunião. Tempo encerrado, passar bem.

— Companheiro presidente da Embraer...

— Passar bem.

Abraços!

Nenhum comentário: