julho 27, 2009

Gripe Suína, Impostos e a Internet

Li a notícia que agora já são 38 mortos no Brasil por causa da gripe suína. Por uma curiosidade, entrei no Google do Brasil e digitei a procura pelo termo "gripe suína". O primeiro resultado cujo website tinha terminação ".gov" apareceu na segunda página da procura: era do Governo Americano, mais especificamente do estado de Massachusetts, para um folheto explicando (em um português à primeira vista muito bom) detalhes sobre a doença. O primeiro link vinculado ao governo brasileiro (".gov.br") só foi aparecer na página 4, com uma notícia da Agência Brasil, falando sobre a segunda vítima da doença na cidade de Osasco.

Repeti a mesma pesquisa no site original do Google, com a expressão "swine flu". O primeiro site que apareceu como resposta foi do CDC: Centers for Disease Control and Prevention, do governo americano, em uma página totalmente dedicada às informações sobre a doença. A página inclusive oferece um mapa atualizado, cuja versão parecida (estou chamando "rudimentar" de "parecida" por educação) para o Brasil eu só encontrei na matéria da Folha que coloquei no primeiro link.

Pensei no tempo decorrido desde que as notícias sobre a doença começaram a correr, pensei nos impostos que são pagos no Brasil e pensei nos custos (ínfimos) de abrir um site com a quantidade e qualidade de informações disponíveis no CDC.

Meu bolso doeu.

Abraços!

2 comentários:

Cláudio disse...

É a vida no Bananão (ainda mais no Rio de Janeiro): always settling for less.

Cláudio disse...

Aliás, este foi um tema de um post meu mno passado: em lugares que podemos denominar de civilização, a questão de quem vai fornecer determinado serviço gira mais em torno de eficiência (quem faz melhor?) ou de princípios (é atribuição do Estado isso?). No Bananão nem chegamos a ter esse privilégio: pagamos pro Estado, não temos serviço nenhum (ou apenas um simulacro) e ainda temos que recorrer à iniciativa privada para ter o mmínimo do mínimo. Isso é um verdadeiro buraco disfarçado de país.

(Revoltado, eu????)