abril 26, 2010

Em uma Esquina de Durham

— Está terminando o doutorado em quê?

— Economia.

— Ah, que legal. Minha mãe é economista, dá aulas em uma universidade lá na Índia.

— Que bom, que legal. E tu nunca te interessou pelo assunto?

— Eu sempre achei muito estranha esta coisa de "oferta e demanda", pegar o comportamento individual e agregar para falar de um país inteiro... muito estranho para mim. Preferi estudar bioquímica.

— Ah, tá.

Pouco tempo depois:

— O carro que vocês estão vendendo está bom, possui boas condições de uso, mas eu vou gastar algum dinheiro fazendo reparos. Dá para negociar o preço que vocês postaram?

— Não, aquele é o preço final.

— Mas comprando o carro eu tenho que gastar mais um tanto para os reparos.

Resposta dada:

— Lamento: nós temos outras duas pessoas interessadas no carro, e ambas aceitaram pagar o preço final. Se não tivesse mais ninguém interessado, eu aceitaria negociar, mas não é o caso.

Respostas alternativas, que poderiam ter sido dadas:

— Ligue para a mamãe, e ela pode te explicar por que eu não estou baixando o preço.

— Estou apenas usando o meu conhecimento sobre "oferta e demanda". Ainda não entendeu? Mamãe, sim.

— Nota bem: eu fiz um exercício de maximização intertemporal restrito, resolvendo o problema das preferências individuais de vocês, possíveis compradores, e a minha oferta para chegar neste valor. Não entendeu?

Espero contribuições dos meus oito leitores para outras respostas que eu poderia ter dado para a possível compradora do nosso carro.

Abraços!

Um comentário:

Chris disse...

Note bem no post a que vc se refere o comentario da Carla... Dado que atendemos uma parte do pedido, podemos deixar a outra de lado. hehehehe